Agencias de Modelos | Cuidado


Que muitos tem o sonho de se tornar modelo todo mundo sabe. Desfiles, fotos e comerciais parecem ser algo cheio de glamour e dinheiro fácil, mas só parecem mesmo! O pior é quando pessoas mal intencionadas usam da falta de conhecimento de alguns para tirar aproveito. Já tive uma leve e rápida experiencia de modelo, talvez por isso muitas pessoas me procuram com muita frequência para pedir dicas e indicações, fico impressionado com o número de adolescentes que buscam isso, mesmo sem importar se atendem os requisitos básicos desse mercado rigoroso. No ultimo mês, tive mais que o comum de pessoas me procurando para tratar do assunto, o motivo seria que algumas agencias estariam fazendo supostas seleções de modelos em Belo Horizonte.

-Como elas se aproximam:
Essas agencias normalmente divulgam suas seleções por meio de redes sociais, criam vários perfis de um mesmo produtor para adicionar pessoas ao evento. Todos recebem a mesma mensagem, que diz que a pessoa é fotogênica e que teria o perfil, por isso o convite em seguida. Assim se fazem acreditar que foram realmente avaliados pela simples foto de avatar.

-O discurso:
Existem dois segmentos, fashion e comercial. O modelo fashion normalmente é enviado para castings de desfiles e tem um padrão mínimo de medidas, já o comercial atua como fotográfico, campanhas e televisão. Muitas das pessoas convocadas para a seleção reconhecem que não tem o perfil fashion, e assim a agencia convence a todos que podem ter sucesso como modelos comerciais. No fim disso tudo, todos caem na no discurso do produtor.

-A suposta seleção:
Para criar credibilidade, algumas dessas agencias dizem precisar de senhas ou códigos para que o suposto futuro modelo possa ter acesso ao local de seleção. Mas não é nem um pouco difícil entrar nesses locais, qualquer um que passar na porta do evento pode entrar. Na reunião tem um belo discurso, realmente não prometem nada demais, esclarecem diversas coisas reais da carreira de modelo, mas por outro lado fazem qualquer pessoa acreditar que com eles você pode se tornar um modelo de sucesso. Mas que poucos procuram saber é se realmente há uma seleção, aparentemente TODOS são selecionados. Os produtores aconselham a fazer algumas mudanças estéticas e depois avisam por e-mail que foram selecionados e para que providenciem as tais mudanças.

-O Book:
Como todo mundo já sabe o book é a principal ferramenta de divulgação de um modelo. Não há como ser agenciado sem ao menos ter algumas fotos para mostrar aos clientes. E aí que muitos golpes são aplicados. As agencias exigem fotografias perfeitas, muitas delas indicam fotógrafos de alguma empresa parceira, e convencem a todos a realizarem as fotos com estes profissionais, e ainda ameaçam dizendo que se o modelo fizer fotos com outros fotógrafos correm o risco de não serem aprovadas, praticamente obrigando a fazer o book com eles. Quando questionados eles dizem que não vendem books, que apenas indicam, mas quem garante que só porque são empresas de nomes diferentes não são aliadas e dividem o superfaturamento dos books? Afinal a seleção é muito grande, dezenas de pessoas realizam fotos, é realmente difícil de acreditar que não existe permuta.
Já outras agencias mais 'espertas' dizem com todas as letras que não aceitam fotos de fotógrafos que não sejam os deles, pressionando o 'modelo selecionado' a realizar as fotos no prazo de uma semana para garantir a vaga - mas que vaga? o modelo não foi selecionado? - e cobram quantias absurdas com uma média de mil reais para algumas simples fotos.

-O agenciamento:
Para não serem acusados de enganosos, existem letras miúdas em cartilhas (isso quando há cartilhas) que dizem que a agencia apenas é responsável por divulgar a imagem do modelo - apenas colocam fotos no site - e que não se responsabiliza pela falta de trabalho. Sim, eles não são responsáveis pela 'falta de trabalho', mas são responsáveis por centenas ou até milhares de pessoas acreditarem que irão ser modelos, quando na verdade com tanta gente de perfil 'diferente' que é aprovada, simplesmente passam a ter muita gente com o perfil igual, fazendo assim que reforcemos a ideia de que há um elenco titular que realmente trabalha, e pessoas comuns que estão agenciadas apenas como base para enriquecer a agencia e que infelizmente não tem todo atenção da agencia. Muitas dessas agencias são de São Paulo ou dizem ser estrangeiras, vão na sua cidade, te prometem sucesso e depois simplesmente somem, e muito menos respondem e-mail's.

Como dar credibilidade para agencias que atuam apenas pelo Facebook? desconfiem e por via das dúvidas vá as seleções e questione-os, encha-os de perguntas para ter certeza se poderão confiar. Uma dica é não se empolgar e ler todas as letras miúdas, nunca se sabe que você será mais um enganado. Agencias sérias normalmente oferecem o curso de modelo e manequim, e se realmente acreditam em você, elas lhe oferecem o book para o modelo pagar com trabalhos ao longo do agenciamento. E deixam tudo explícito. Claro que a agencia tem que ganhar o lucro dela, mas abusar dos modelos é algo totalmente anti-ético e não deve ser aceito.
Tentei nesse post resumir tudo que sei desse mundo de agencias e seleções e alertar pessoas para não caírem nesse golpe. Como podem perceber não sou muito de escrever textos enormes no blog, mas isso precisa de um basta! Por via das dúvidas, vá as seleções e veja com os próprios olhos. Se tem o sonho de ser modelo, procure profissionais especializados, vá em agencias sérias com unidades fixas e solicite avaliação.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário